quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Finlândia

A cultura da Finlândia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas civilizações do planeta. Passados os tempos os tecidos das roupas finlandesas inovaram-se para um melhor confeccionar das roupas.

Os trajes nacionais combinam com a herança artesanal popular e rica dos tecidos com o estilo usados naqueles tempos. Os trajes populares são normalmente usados peça sobre peça.

Vestuário tradicional masculino:
É composto por uma camisa, calças compridas ou calções, colete, casaco, chapéu ou boné, cachecol, meias e sapatos.

Vestuário tradicional feminino:
É composto por um smock (blusa larga), saia, corpete ou túnica, avental, casaco, adereço na cabeça, sapatos e meias. Os acessórios típicos incluem joalharia, cintos, lenços e bolsos pendentes.

Escócia

A Escócia adaptou o traje masculino como um símbolo nacional, o que acabou por ser divulgado no mundo como um padrão estilizado. Este traje está muito ligado à cultura escocesa.
O traje tradicional escocês é apenas usado pelo sexo masculino.
O famoso saiote masculino chama-se kilt. Este saiote é pregueado na parte de trás, cujo comprimento vai da cintura aos joelhos. O tecido xadrez que o constitui é chamado tartan. De acordo com as cores utilizadas e o padrão que formam, representam as famílias a que pertencem. O traje também tem como acessório as meias até ao joelho. O nome daquela bolsa cheia de pêlos na parte frontal do traje chama-se Dress Sporran, mas podemos chamar também de “Borgão”. Para a parte de cima os escoceses utilizam normalmente uma camisa e um casaco. Este traje é acompanhado muitas vezes pela gaita de folos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Egipto

O vestuário Egípcio é um vestuário com muito valor quer sentimental quer económico.
Os antepassados dos egípcios incutiram-lhes através da educação para utilizarem a sua cultura no vestuário.



O vestuário feminino:
As mulheres usavam uma túnica constituída por um rectângulo de tecido dobrado ao meio e cosido dos lados, deixando buracos para os braços e um buraco para a cabeça. Mas por vezes as mulheres usavam por cima das camisas um grande manto de linho pregueado, enrolado em volta do corpo passando pelos ombros atado à frente.

O vestuário masculino:
Os homens usavam um saiote que era constituído por um pano enrolado em volta da cintura e preso com um nó, por vezes muito complicado. Gradualmente foram surgindo as capas, usadas como agasalho.

O vestuário das crianças:
As crianças andavam nuas até aos 10 anos, nos tempos de calor.
Depois dessa idade usavam o mesmo tipo de vestuário que os adultos.