quarta-feira, 29 de outubro de 2008

China

A cultura da China intervém no vestuário tradicional e nas inovações ao longo dos tempos.
O vestuário da China é constituído por várias peças de roupa. Cada período histórico trouxe um novo estilo. Os chineses não adoptaram o estilo da moda contemporânea até aos dias de hoje.


Existem três tipos de traje: pien-fu, o ch´ang-p´ao ou um longo robe e o shen-i. Os três tipos de roupas, além dos seus cortes largos e mangas volumosas têm muitos padrões, principalmente com linhas rectas e com dobras naturais, usadas com uma faixa à cintura. Os tipos de artigos do tradicional traje Chinês são: as túnicas, calças largas e compridas ou saias. Extremidades bordadas, pano ou sedas drapejados, decorações nos ombros.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Portugal

Vestuário tradicional de Portugal:

Em Portugal os trajes tradicionais encontram-se em maior número na região do Minho.
A cultura e a criatividade de cada traje varia consoante a sua região.



Traje feminino:

No traje tradicional feminino costuma-se usar uma saia de chita, um saiote, uma blusa de linho ou rendada, colete (pode ser de seda ou fazenda), normalmente utilizam-se muitas aplicações de prata ou de ouro, meias rendadas, cinta de lã, chinelas de verniz preto ou madeira, normalmente em todos os trajes utiliza-se um lenço bordado por vezes este é substituído por um chapéu de meia aba revirada.


Traje masculino:
No traje tradicional masculino costuma-se usar calças de fazenda preta, camisa de linho, cinta preta ou vermelha, colete, casaco de fazenda preta e botas de couro preto ou castanho ou socos de madeira.